No nosso podcast desta semana sobre O Uso de RWD e RWE na Tomada de Decisões Regulatórias, este foi exatamente um dos pontos discutidos com nosso convidado especial Adalton Ribeiro.
Coincidentemente, hoje foi anunciado pela Agência Americana Food and Drug Administration (FDA) o lançamento global do aplicativo CURE ID, que permitirá à comunidade clínica relatar novos usos de medicamentos existentes para pacientes com doenças infecciosas de difícil tratamento.
O CURE ID é um repositório baseado na internet que permite à comunidade clínica relatar novos usos de medicamentos existentes para doenças infecciosas difíceis de tratar. Os relatos são realizados por meio de um site, que pode ser acessado em computadores, smartphones ou outros dispositivo móveis.
O repositório captura resultados clínicos quando medicamentos (já aprovados) são utilizados para novas indicações, em novas populações, em novas doses ou ainda em novas combinações. Isto é possível pois os profissionais de saúde podem optar por prescrever ou utilizar um medicamento ou dispositivo médico comercializado legalmente em um uso não aprovado ou não autorizado, quando julgarem que este uso é clinicamente apropriado para um paciente.
São diversos os benefícios esperados para esta coleta sistemática de experiências do mundo real no aplicativo CURE ID, dentre eles:
- auxílio na identificação de candidatos para estudos adicionais;
- incentivo no desenvolvimento de medicamentos;
- utilização como recurso para profissionais que tomam decisões individuais de tratamento de pacientes, quando houver ausência de opções seguras e eficazes estabelecidas.
O 'reaproveitamento' de medicamentos aprovados para novas indicações clínicas pode potencialmente oferecer um caminho eficiente para o desenvolvimento de medicamentos para tratamentos de doenças e condições com poucas ou nenhuma opção terapêutica.
O CURE ID coletará, através de um formulário simples, o relato de caso de profissionais de saúde sobre sua experiência no uso de um produto aprovado para um uso não aprovado. Estes profissionais podem navegar a partir de uma coleção de casos que já foram documentados, incluindo tratamentos bem-sucedidos e mal sucedidos, além de visualizar ensaios clínicos relevantes e aqueles abertos à inscrição em clinictrials.gov.
Também está disponível através do aplicativo, um fórum para discussões sobre tratamentos, no qual os usuários poderão interagir com outros profissionais a nível global.
Para baixar e utilizar o aplicativo CURE ID, visite https://cure.ncats.io ou faça o download do “CURE ID” na App ou na Play Store.