4 de outubro de 2018

BRAZIL NEWS: Nova ferramenta para avaliação de Switch de medicamentos


A Anvisa disponibilizou hoje em seu Portal, informações sobre a nova ferramenta que agilizará os processos de switch de medicamentos, lançada oficialmente na última sexta-feira (28), em evento realizado em São Paulo.

Trata-se do resultado de uma entre a Agência (GFARM/GGMON) e o Setor Regulado (ABIMIP), e que segue a mesma tendência que há meses já vem sendo adotada pelos mais diferentes setores da Anvisa: otimizar processos, e dar maior celeridade na resposta à sociedade, das avaliações que estão sob sua responsabilidade.

A ferramenta elaborada, consiste em uma planilha 'automatizada', que permite compilar em um documento único, de maneira ágil e com baixo – ou nulo  índice de erros, informações enviadas por diversas empresas.
Esta ação permitirá que a análise de todos os dossiês de farmacovigilâncias, necessária para a conclusão de um processo de switch, seja realizada de forma muito mais padronizada, célere e com uma maior segurança à Agência para a tomada de sua decisão.

Como consequência direta ao setor e à população em geral, espera-se medicamentos que hoje ainda são classificados como "de venda sob prescrição médica" no Brasil, mas que em outros países são enquadrados como MIPs há muitos anos (ou OTC – Over The Counter), possam finalmente ser disponibilizados oficialmente para venda aos consumidores sem a necessidade de prescrição médica, e sem configurar nenhum aumento de risco no seu uso.

Todas as regras que devem ser seguidas para o pedido dos "switchs" podem ser conferidas na Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 98/2016 da Anvisa.
Conheça mais sobre a parceria que resultou nesta proposta na notícia disponibilizada no Portal da Anvisa.